domingo, 16 de outubro de 2011

Foto do Grupo no Museu do Futebol

Chute a gol


Ronaldinho Gaúcho- Mariana nº21

Ronaldinho, no Brasil.
Ronaldinho Gaúcho (Ronaldo de Assis Moreira) nasceu dia 21 de março de 1980, em Porto Alegre, é o mais novo jogador do Museu do Futebol, na infancia adorava jogar futebol, o principal brinquedo era a bola, portanto treinava desde cedo, como diversão. Seu irmão Assis, influenciou Ronaldinho para entrar no Grêmio Football em Porto Alegre aos 7 anos. Mas aos 8 anos seu pai faleceu. Já que no Gremio ganhou muitos titulos, foi convocado para a seleção brasileira, onde conquistou o mundial e recebeu premios de melhor jogador. Aos 19 anos, foi convocado para jogar na Copa America.Em 2000, jogou no Paris Saint- Germais da França e no Barcelona. Em 2002, veio a Copa do Mundo e Ronaldinho, Ronaldo e Rivaldo ganharam a competição. Em 2004, dia 20 de dezembro, Ronaldinho foi eleito pela Fifa O melhor joagor do Mundo. No ano de 2005 e 2006 foram os melhores anos de sua carreira, pois ganhou muitos premios, titulos... Apenas esse ano, dia 11 de Janeiro ele deixou a Europa e voltou a jogar no Brasil, atualmente jogando no Flamengo.








Ronaldinho, 7 anos, e seu irmão no Gremio, onde tudo começou.



Ronaldinho Gaucho e ganham a Copa de 2002.



Fontes:




Paulo Henrique Ganso - Ana Laura n°01

Paulo Henrique Chagas de Lima , mais conhecido por Ganso, nasceu no dia 12 de outubro de 1989, e é um jogador profissional brasileiro e atua como meio - campo no Santos Futebol Clube. 
Ganso chegou ao Santos, em 2005, trazido pelo jogador Giovanni. Antes de entrar no Santos, Ganso jogava futebol de salão no time Tuna Lusa Brasileira, dos 7 aos 15 anos, e em seguida, nas categorias de base do Paysandu. No ano de 2007, Paulo Henrique Ganso começou a se destacar., quando sagrou-se campeão no Campeonato Paulista Sub- 20.
Em sua carreira, 26 gols em 116 jogos, de diversos campeonatos. 




Paulo Henrique Ganso em treino do Santos





Fontes de pesquisa: 

Algumas frases do Museu do Futebol

"O craque deve ser admirado até pelos adversários." -Telê Santana

"Eu não quero jogar bem. Quero fazer gols."- Romário

"Podem ter certeza de que vou trabalhar firme para voltar aqui outras vezes."- Marta
após receber o prêmio de melhor jogadora do mundo"

Mané Garrincha- por Samira Saad Guarda nº27 7A


Mané Garrincha

Manoel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé18 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro20 de janeiro de 1983), foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o segundo maior futebolista da história. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.

Pernas tortas de Mané Garrincha

Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas", foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando junta, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de ItabiraCarlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:
"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é, sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho."




sábado, 15 de outubro de 2011

Ronaldo Fenômeno - Natália Nara Park Andrade 7A n°23

Ronaldo copa de 2002
Ronaldo Luís Nazário de Lima,Nasceu em 22 de setembro de 1976, no Rio de Janeiro mais conhecido como Ronaldo, ou Ronaldo fenômeno apelido lhe concedido enquanto jogava pelo Barcelona, onde fez um arrebatadora temporada, este apelido hoje em dia é quase como um sobrenome para ele. Ele jogava como centro-avante. Teve uma infância pobre e por isso não conseguia pagar a condução de casa para ir jogar no Flamengo e consequentemente jogou num time perto de casa.
Ronaldo Fenômeno
Jogou na Espanha nos times Barcelona, Real Madrid, no Brasil pelo Cruzeiro e pelo Corinthians, Na Itália pelo Milan e para o Internazionale. Jogou também na seleção brasileira, vestindo esta camisa jogou 98 jogos e marcou 62 vezes. Teve várias lesões, principalmente no joelho esquerdo, o que praticamente acabou com sua carreira. Este ano Ronaldo após mais uma lesão resolve se aposentar, o ultimo time pelo qual jogou foi o Corinthians.
Foi o jogador com mais gols em copas do mundo somando 15 gols, marcou mais de 600 gols em sua carreira. Foi eleito o melhor jogador pela Fifa 3 vezes em 96, 97 e 2002. Ganhou duas copas do mundo em 1994 e em 2002 e ficou em segundo lugar em 1998.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldo_Lu%C3%ADs_Naz%C3%A1rio_de_Lima
Ronaldo 300 Gols", André Fontenelle e Valmir Storti, Placar número 1257, maio de 2003, Editora Abril, págs. 40-59
 "Ronaldo: 'Perdi para o meu corpo'", O Globo Online.

A história de Pelé - Thais nº29

Edson Arantes do Nascimento, porém mais conhecido como Pelé, nasceu em Três Corações, 21 de outubro de 1940. É um ex-futebolista brasileiro, já trabalhou em vários times. Seus pais Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento. Já em sua terra natal, o futebolista era mais reconhecido como Dondinho.Em 1945 Péle se mudou para Bauru.Seu maior incentivo foi seu pai que quando tinha três anos ficava sentado ollhando o pai jogar no time mineiro de São Loureço.
Sua carreira começou no time Santos e depois participou na seleção brasileira dez mese após.Um fato marcante em sua vida foi que ele conseguiu parar um guerra somente para assistir ele jogar. Em 2000, na conturbada eleição de Melhor jogador do século da FIFA, Pelé foi considerado como o melhor de todos os tempos, a frente do craque argentino Diego Maradona. No time do Santos e no do Cosmos de Nova York, ele utilizava o número 10 por ser o meia-esquerda.Somente começou a utilizar esse numero a partir do Mundial de 1958,mas a distribuição da numeração foi aleatória por um membro da Fifa.
 O termo "gol de placa" surgiu por conta de um gol marcado por Pelé no Torneio Rio-São Paulo em 1961. O jogo no qual Pelé marcou o primeiro gol de placa da história ocorreu no dia 5 de março na partida Fluminense contra Santos, quando Pelé venceu o goleiro Castilho fazendo com que o Maracanã e Joelmir Beting explodissem em euforia.Ele visto aquele maravilhoso gol disse que o gol merecia uma placa tamanha sua beleza.Uma placa de bronze foi feita e colocada na entrada do Maracanã onde permanece até hoje. Desde então, todos os gols especiais são intitulados "gols de placa".
Alguns recordes de Pelé:
  • 60 títulos no total
  • Por três vezes ultrapassou a marca de 100 gols numa única temporada
  • Mais jovem artilheiro Campeonato Paulista – 17 anos
  • Mais jovem campeão mundial: – 17 anos
  • Mais jovem bicampeão mundial: – 21 anos
  • Único Jogador tricampeão mundial: 1958, 1962 e 1970.
  • Único jogador a marcar gols em 4 Copas do Mundo: 1958(6 gols), 1962(1 gol), 1966(1 gol) e 1970(4 gols).
  • Maior artilheiro num só Campeonato Paulista  – 58 gols
  • Maior número de temporadas como artilheiro do Campeonato Paulista: 11
  • Jogador com mais gols na História doTorneio Rio-São Paulo: 49 gols
  • Maior artilheiro em uma única temporada:1959– 126 gols
  • Maior artilheiro da história daSeleção Brasileira: 95 gols
  • Maior artilheiro da história do futebol profissional: 1282 gols
Fontes:


Fotos do Museu por Ana Laura n°01

Na porta principal do museu

Porta Principal

Ticket para a entrada

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Museu do futebol - Ana Laura n°01, Giulianna nº09 Mariana n°21, Natália n°23, Samira n°27, Thais n°29

QUEM SOMOS?

Ana Laura nº02 7A
Giulianna nº09 7A
Mariana nº21 7A
Natália nº23 7A
Samira nº27 7A
Thais nº29 7A

HISTÓRICO

O museu foi construído em uma área de 6,9 mil m² embaixo da arquibancada do Pacaembu, próximo ao portão principal. a obra custou mais de 32 milhões de reais. O espaço relembra alguns fatos importantes do esporte nacional em geral e fatos históricos da humanidade, como a chegada do homem a lua. Entre os protagonistas do esporte estão Ayrton Senna, Popó e Gustavo Kuerten. O museu do futebol foi fundado  por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo.


ENDEREÇO


Se você partir da estação das clínicas o percurso é o seguinte:
IDA:
Caminhar até a parada da Av. Dr. Arnaldo, No 500.
Linhas: Jardim Brasil/177C-10 ou Morro Grande/917M-10 ou Barra Funda/6232-10 
Descer na Parada da Avenida Pacaembu, 1721.

VOLTA:
Caminhar  até a Praça Charles Miller, No 22. 
Linhas: Vila Madalena/177C-10 ou Ana Rosa/917M ou Vila Ida/6232-10 
Descer na parada da Av. Dr. Arnaldo, No 455



TELEFONE: (0xx)11 3664-3848


SITE:http://www.museudofutebol.org.br/historia/ 





EVENTOS:



08/10II Torneio Aberto de Futebol de Botão
Público: Aberto ao Público
Período: 08/10/2011




28/10Seminário Olhar Com Outro Olhar
Público: Aberto ao Público
Local:Auditório Armando Nogueira
Período: 28/10/2011
Descrição: A acessibilidade e a inclusão sempre foram premissas norteadoras do Museu do Futebol, que conta com um programa especialmente voltado para essa temática

domingo, 21 de agosto de 2011

Xilogravura José Maurício n-16

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.

Historíco

 Xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. No século XVIII duas inovações revolucionaram a xilogravura. A chegada à Europa das gravuras japonesas a cores, que tiveram grande influência sobre as artes do século XIX, e a técnica da gravura de topo criada por Thomas Bewick.
Fontes:


Roteiro da apresentação

Meu nome é Isabel
    
E tenho olhos cor de céu
     Meu coração dois homens ama
     E penso neles todas as noites enquanto estou na minha cama

     Eu sou um vampiro
     Meu nome é Eduardo
     Com um só suspiro
     Assusto até urso pardo


Meu nome é Jacó
E eu sou um lobisomem
E com um só uivo
Assusto qualquer homem


Meu nome é Gaspar
Eu gosto de brincar
E eu não sei o que é amar
Apenas ficar

Meu nome é Genildo
Minha filha é a Isabel
Acredito que ela seja fiel
     Porém Jacó é meu genro preferido


Eduardo: Querida eu te amo muito
Jacó: Eu te amo muito mais
Bel: Chega! Brigam como dois animais...
E não fazem nada demais.


Eduardo: Mas eu sou melhor!
Jacó: Só se for o melhor do pior.
Bel: Vou sair um pouco para pensar...
Jacó: Mas eu que vou te ensinar a amar...


Genildo: Filha pense na sua decisão.
Bel: Mas eu preciso seguir meu coração.
Genildo: Não, você precisa escutar a voz da razão.
Genildo: Não estou te obrigando, porém, Jacó é o melhor, se quer minha opinião!


Genildo: Durma agora para poder resolver.
Bel: Ok, papai, amanhã conseguirei entender.
Genildo: Boa noite querida
Bel: Obrigada pela ajuda

Gaspar: se declare para ela
Edu: Talvez mande para ela uma piscadela
Gaspar: Não, isso é coisa do passado.
Edu: Melhor do que ficar calado


Gaspar: Você precisa rouba-la um beijo
Edu: Ok, mas agora me passa o queijo?
Gaspar: Sim, mas esta tudo de pé?
Edu: Tudo, também quero café.


Jacó: Bel, passei a noite pensando em você
Bel: Mas no que?
Jacó: que eu te amo e só quero te fazer feliz.
Bel: Mas eu não quero compromisso...


Jacó: Por favor, pelo menos não fique com o outro.
Bel: Que outro?
Jacó: Aquele vampiro que quer teu coração
Bel: É muito estranho esse negócio de paixão...
Jacó: Pense neste caso inexplicável


Bel: Talvez seja muito complicado.
Jacó: Para mim é muito incontrolável
Bel: Pensarei e te direi o resultado


Jacó: Você sabe que tenho o coração dela...
Eduardo: Por isso te matarei com uma dentada
Jacó: ahh! Só pode ser uma piada.
Eduardo: Piada? Que nada!! Quer ver? (Jacó morre)


Genildo: O que você fez seu demente!
Edu: Só usei meu dente.
Genildo: Irei te matar com minha pistola!
Edu: Velhote, isso não cola!


Genildo: Você matou que desejava ser meu genro
Edu: Nem estou ligando! Hum...
Genildo: então tá! Pow       (Edu morre)


Bel: O que você fez?
Ge: O que você acha? Ele fez estupidez
Bel: Mas agora vou ficar sem ninguém
Ge: Ah, você arranja alguém!


Gaspar: O que aconteceu?
Ge: Seu irmão morreu
Gaspar: Mas e agora? O que farei?
Ge: Não sei, mas não foi tão fora da lei.

     Gaspar: Mas agora estou sozinho
Bel: Já sei, então fique comigo.
Gaspar: não sabia que eu era tão gatinho
      Bel: Pois é, também não...

Silvino Pirauá de Lima - Natália Nara Park Andrade7A n° 23

Silvino Pirauá de Lima nasceu em 1848 no município de Patos em Pernambuco, na seca de 1898 migrou para Recife.


Era chamado de "O enciclopédico" pelo seus contemporâneos. Seguidor de Francisco Romano Caluete, percorreu com ele vários Estados como o Pará, Amazonas e Maranhão, e recriou o célebre desafio ocorrido em Patos entre seu mestre e Ignácio da Catingueira, que teria durado oito dias. Aparece como o introdutor do romance em versos no cordel, tocava a viola muito bem e as vezes improvisava seus versos. Parece ter servido de base à observação de Mário de Andrade de que haveria um certo “pernosticismo deliciosamente irritante nos cantadores de cordel”, a maneira sofisticada como os poetas da mesma estirpe deste compunham assuntos variados.Morreu cantando, na cidade de Bezerros (Pernambuco) em 1913, vitima da varíola.
Um dos seus poemas mais famosos é a “História de Crispim e Raimundo”, escrito e publicado em 1909, numa empresa tipográfica maranhense, em que Silvino faz uma incursão pelo campo do Direito Penal.
“Escreveu também a “História do capitão do navio”, a “História das três moças que queriam casar com um só moço”, a história de“ Zezinho e Mariquinha”, “ A vingança do sultão”, “ Descrições da Paraíba” entre outras, e lhe são concedidas "martelo agalopado", um dos gêneros da cantoria, e outras inovações formais na poesia popular.
Trecho de "E tudo vem a ser nada"
Tanta riqueza inserida
Por tanta gente orgulhosa
Se julgando poderosa
No curto espaço da vida
Oh! que idéia perdida
Oh! que mente tão errada
Dessa gente que enlevada
Nessa fingida grandeza
Junta montões de riqueza
E tudo vem a ser nada
Vemos um rico pomposo
Afetando gravidade
Ali só reina bondade
Nesse mortal orgulhoso

Quer se fazer caprichoso Vive de venta inchada
Sua cara empantufada
Só apresenta denodos
Tem esses inchaços todos
E tudo vem a ser nada
Fontes de pesquisa:
. Wikipédia
.http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/SilvinoPiraua/silvinoPiraua_biografia.html
.Enciclopédia Barsa

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

José Costa Leite- Samira Saad Guarda, nº27

Considerado um dos nomes mais conhecidos da literatura de cordel doNordeste brasileiro, José Costa Leite nasceu em Sapé, no estado da Paraíba, no dia 27 de julho de 1927.
 
          Mora, há bastante tempo, em Condado, município da Zona da Mata de Pernambuco.

          É um dos mais importantes e conceituados xilógrafos ou gravuristas do Brasil, dono de uma técnica apurada e de estilo muito pessoal.

Utilizando a sua quicé ou caxirenguengue (uma faca velha, imprestável e/ou sem cabo) na madeira do cajá – árvore da família das Anacardiáceas (Spondias lútea L), de textura mole, fácil de ser trabalhada e abundante na região nordestina - cria inúmeras xilogravuras, que ilustram as capas dos seus folhetos.

          O antigo Instituto do Açúcar e do Álcool publicou, em 1972, um álbum com 21 xilogravuras de sua autoria, coletadas pelo folclorista Evandro Rabello, alusivas aos mais variados meios de transporte usados na zona canavieira do Nordeste, no passado e no presente: o carro de boi, a charrete, o caminhão, o trem, o cabriolé (espécie de carruagem) que antigamente conduzia a família do senhor de engenho, a rede, o cavalo, o trator.  

José Costa Leite começou a escrever poesia popular aos 20 anos, possuindo atualmente mais de 500 folhetos. Sua arte, além de ter sido exposta em diversos estados brasileiros, é também conhecida internacionalmente, através de exposições realizadas em Nova Iorque, nos Estados Unidos e em Santiago, no Chile.

Em dezembro de 2006, José Costa Leite recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, junto com o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite e a artista circense Índia Morena (Margarida Pereira de Alcântara).

Biblioteca Central Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco, possui no seu acervo uma grande coleção de folhetos de sua autoria.



Fontes: